sexta-feira, 18 de setembro de 2009

TIZAÇÃO E LETRAMENTO: UM COMPROMISSO DE TODAS E TODOS.

PROPOSTA DO GRUPO DE TRABALHO: ESTUDO E PLANEJAMENTO

PÚBLICO:
60 Professoras-pesquisadoras e professores-pesquisadores que atuam nas turmas de 3º ano e que tem um número expressivo de alunos com distorção idade-ciclo.
OBJETIVO GERAL:
Fortalecer a prática docente desenvolvidas nos grupos com distorção idade-ciclo, através de estudo, planejamento de intervenção, avaliação e sistematização do processo ensino-aprendizagem.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Refletir sobre a prática desenvolvida junto a essas turmas;
Socializar experiências, atividades, ações que possam contribuir no processo de alfabetização-letramento desses alunos;
Construir coletivamente roteiros de atividades semanais;
Refletir e sistematizar as estratégias de intervenção e mediação, com a perspectiva de garantir o sucesso na aprendizagem desses alunos.
METODOLOGIA
Esta proposta será desenvolvida através do Grupo de Trabalho de Alfabetização e Letramento, com base na realidade das crianças e adolescentes. As ações serão fundamentadas no sócio-construtivismo-interacionismo e na perspectiva da ação-reflexão-ação do fazer pedagógico. Partiremos da leitura diagnóstica do grupo de educandos com distorção idade-ciclo e das propostas já desenvolvidas pela escola, para coletivamente pensar numa organização de planejamento e atividades que favoreçam ao processo de alfabetização-letramento respeitando a diversidade do mesmo, através da construção de materiais específicos para os diferentes níveis de aprendizagem.
O eixo temático para o planejamento das atividades será Convivendo na Diversidade, tema proposto pela SECULT em 2009, bastante amplo e, portanto, capaz de estabelecer relações com os temas e projetos desenvolvidos nas Unidades Escolares.
O mecanismo de acompanhamento e reflexão do fazer pedagógico serão dois pontos centrais nesta proposta, visto que o trabalho na perspectiva de processo nos convida a realizar o constante movimento de diagnosticar-intervir-acompanhar, tanto em relação à aprendizagem dos alunos e a prática do professor, quanto das ações específicas desenvolvidas pela gestão, coordenação pedagógica para subsidiar e garantir o sucesso dos alunos. A proposta é que ao longo do processo nos tornemos pesquisadores da nossa prática que nos leve a uma reflexão profunda sobre as ações desenvolvidas em sala de aula e que busquemos coletivamente a modificação da nossa prática.
As Oficinas serão desenvolvidas em dois Grupos de Trabalho: um no Lobato e o outro na Fazenda Coutos, quinzenalmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário